Clique nas imagens para ampliar
manutenção ferroviária
A manutenção ferroviária é o conjunto de ações realizadas para garantir um bom funcionamento dos componentes de uma rede ferroviária. O objetivo principal é preservar a vida útil dos equipamentos, corrigir falhas, melhorar a segurança e assegurar que os usuários possam viajar com segurança.
O que é manutenção ferroviária
Manutenção ferroviária é o termo utilizado para designar as medidas realizadas para garantir a segurança, manter ou aumentar a qualidade do serviço, proporcionando condições de operação adequadas aos usuários. É um processo de prevenção, correção, manutenção, diagnóstico e ações preventivas que envolvem os trilhos, catenária, cabos, vias, equipamentos, andaimes, pontes, drenagem, conservação, entre outros.
Como funciona a manutenção ferroviária
A manutenção ferroviária está diretamente relacionada ao nível de qualidade do serviço oferecido ao usuário. É o processo ideal para minimizar os custos com as ações corretivas e deixar a qualidade do serviço em níveis aceitáveis.
O procedimento envolve inspeções, medições, diagnósticos, correções de desvios, limpeza das vias, entre outras ações preventivas e corretivas.
Vantagens da manutenção ferroviária
- Maior segurança no transporte;
- Redução nos custos de manutenção;
- Movimentação mais rápida;
- Evitar ocorrências;
- Evitar problemas mecânicos;
- Aumentar a capacidade da rede;
- Aumentar a vida útil dos equipamentos.
A manutenção ferroviária é uma ferramenta indispensável para assegurar que a rede ferroviária se mantenha saudável e segura para os usuários. Na TS Serviços Industriais você conta com uma equipe especializada em Montagem e Manutenção Eletromecânica para garantir a qualidade e segurança dos seus serviços. Peça já a sua cotação.